História da Câmara
A primeira eleição no Município de Telêmaco Borba ocorreu dia 1º de março de 1964, em um conturbado cenário político nacional. A proclamação e diplomação dos candidatos eleitos foi feita em 19 de março do mesmo ano.
A instalação oficial da Câmara Municipal de Telêmaco Borba ocorreu em 21 de março de 1964, juntamente com a posse do Prefeito Péricles Pacheco da Silva e seu vice João Vítor Mendes de Alcântara Fernandes.
Os primeiros vereadores foram:
- Alberto Feitosa Alves
- Delord de Souza Monteiro
- Dilermando Batista
- Eliomar Meira Xavier
- Joaquim Batista Ribeiro
- Juvenal de Moura Jorge
- Melquiades Soares
- Osires Mercer Guimarães
- Zélia de Lourdes Almeida Battezati
Após a solenidade de posse dos vereadores eleitos, presidida pelo Dr. Eros Pacheco, Juiz de Direito da 17ª Zona Eleitoral, a Câmara Municipal de Telêmaco Bora se reuniu e e elegeu a primeira Mesa Executiva, sendo assim formada:
Presidente: Eliomar Meira Xavier,
1º Secretário: Delord Souza Monteiro
2ª Secretária: Zélia de Lourdes Almeida Battezati.
A primeira sede da Câmara Municipal de Telêmaco Borba ficava localizada na Rua Professora Otilia Macedo Sikorski.
Posteriormente, conforme determinava a legislação federal, no dia 13 de abril de 1964 a Câmara Municipal reuniu-se para eleger Dilermando Batista como seu primeiro Vice-Presidente. Assim, deu-se inicio a formação da Câmara Municipal de Telêmaco Borba.
Referência: Carvalho, Dinizar Ribas de. Telêmaco Borba o município: história política da capital do papel e da madeira. 1ª Ed. Curitiba. 2006. 200p.