Dicionário do Portal da Transparência
por Gestor da Informação - Renan Mendes
—
publicado
26/07/2017 15h10,
última modificação
27/11/2018 15h29
Descrição de alguns termos encontrados no Portal da Transparência da Câmara Municipal de Telêmaco Borba.
A - B - C - D - E - I - L - O - P - Q - R - T - V
A
Ativos: São os bens, direitos e demais aplicações de recursos controlados pela instituição.
Atos Normativos: Normas publicadas pelo Poder Executivo, que pode ser em âmbito municipal, estadual e federal.
B
Balanço Orçamentário: Documento que discrimina o saldo das contas da instituição, comparando receitas e despesas orçamentárias. Sua elaboração é bimestral.
Balanço Patrimonial: Documento que demonstra a posição patrimonial e financeira da instituição, contendo os Ativos, Passivos e o Patrimônio Líquido. Sua elaboração é mensal.
C
Concorrência (licitação): Modalidade de licitação para contratação de bens ou serviços de valores elevados.
Concurso (licitação): Modalidade de licitação para contratação de trabalhos técnicos, artísticos ou científicos.
Convite (licitação): Modalidade de licitação para contratação de bens ou serviços de valores de até R$ 80.000,00.
D
Demonstrativo Simplificado do Relatório de Gestão Fiscal: Documento com informações resumidas sobre a gestão fiscal. Sua elaboração é quadrimestral.
Despesa por Função e Subfunção: Documento que classificam as despesas realizadas pela instituição, como por exemplo Educação (função), Educação Infantil (subfunção), Educação Superior (subfunção). Sua elaboração é bimestral.
Dispensa de licitação: Processos de contratação de bens ou serviços é opcional a competição, ficando à cargo da administração escolher.
E
Execução Orçamentária e Financeira: Processo de agendamento e execução de despesas conforme a legislação e a disponibilidade financeira da instituição. Contém relatórios de empenhos, pagamentos, liquidações, retenções, diárias, entre outros. É atualizado em tempo real.
Empenho: Fase da despesa onde a instituição realiza a garantia do crédito para o pagamento posterior da despesa.
I
Inexigibilidade de licitação: Processos de contratação de bens ou serviços onde não há possibilidade de competição.
L
Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO): Lei que visa orientar a definição do orçamento público e conciliar a Lei Orçamentária Anual e com os objetivos da administração presentes no Plano Plurianual. Seu planejamento é realizado anualmente.
Lei Orçamentária Anual (LOA): Lei que estabelece as receitas e despesas da administração pública para o próximo ano. Sua elaboração é anual.
Leilão (licitação): Modalidade de licitação para venda de bens móveis que não possuem uso para administração.
Licitação: Processo administrativo para a compra de produtos ou realização de serviços na esfera da Administração Pública.
O
Organograma Administrativo: Representação da hierarquia de um órgão ou empresa onde estão relacionados seus respectivos setores.
P
Passivos: São as origens de recursos para cumprir com as obrigações de terceiros, que exige ativos para liquidá-los.
Patrimônio Líquido: É a diferença entre os valores de Ativos e Passivos, representando os recursos próprios da instituição.
Plano de Contas: Lista que apresenta as modalidades de contas necessárias para registro dos eventos e movimentações financeiras da instituição. Sua elaboração é anual.
Plano Plurianual (PPA): Plano de médio prazo que define as diretrizes e objetivos a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual e Municipal. Este plano é realizado a cada quatro anos.
Portarias: Publicações referentes a procedimentos internos de um órgão público, como nomeações, autorizações, licenças e exonerações.
Pregão (licitação): Modalidade de licitação para contratação de bens e serviços em que a disputa é realizada em sessão pública.
Q
Quadro Funcional: Relação de todos os funcionário e seus respectivos cargos de um órgão.
R
Relatório de Gestão Fiscal: Relatório que abrange informações à respeito das metas fiscais, como por exemplo, despesas com pessoal, dívida consolidada, concessão de garantias e operações de crédito. Sua elaboração é quadrimestral.
Relatório Resumido de Execução Orçamentária: Documento que apresenta informações sobre a execução do orçamento e os resultados alcançados, em comparação com as metas estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Sua elaboração é bimestral.
T
Tomada de Preço (licitação): Modalidade para contratação de bens e serviços de fornecedores interessados previamente cadastrados.
V
Verbas de Representação e de Gabinete: Valores disponibilizados aos parlamentares para custeio de serviços e produtos.